![]() |
Imagem retirada da Internet |
Pare e Pense: Direitos do Cidadão. Deficiências mentais e físicas. Acessibilidade a todos.
Certa vez, há muito tempo atrás, estava na fila de um banco e que tinha o 'tal' do caixa preferencial e uma moça foi direto pra lá e foi atendida e pensei: mas porque ela estava lá se não tinha nenhuma deficiência perceptível, grávida ou segurando um bebê e fiquei reclamando pra mim mesmo, nossa como tem gente folgada e abusada. Com o tempo isso ficou esquecido na memória. Atualmente, trabalhando na área de atendimento a pessoas com deficiências, resgatei da minha memória a experiência que tive e tão egoísta que fui, claro não precisa se ter uma deficiência perceptível para saber se tem direito ou não de ser atendida.
O ser humano é egoísta, pois só dá atenção ao que se vê, que consegue perceber que existe ali algum problema e esquece do Respeito com o Próximo, pois se ela estava ali é porque ela tinha que estar ali para o atendimento preferencial, então logo percebi que ou ela estava grávida (inicio) ou tinha baixa visão, que não precisa de bengala (marca registrada dos deficientes visuais) para mostrar que tinha deficiência. Falta mesmo é a questão do bom senso e Respeito Mútuo.
Reclamar da vida todos nós fizemos isso, mas já pensou na força de vontade que uma pessoa com deficiência tem para vencer na mesma vida?!
Trabalhar nesta área é super gratificante e a vida é vista com outros olhos que não damos importância e faz com que as atitudes sejam mais compensadoras para o crescimento pessoal e profissional!
Mas todos devem pensar e partir do princípio de Agregar e não Segregar!!!
Conclusão:
Já pensou?! Eu já!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlha, muitas pessoas são insensíveis, outras só se importam com os parentes, outras são más e tem as que apenas não entendem as dificuldades alheias porque não vivenciam. Estou com o pé direito imobilizado há poucos dias e vejo como isso se processa. Piso molhado para muitos não é nada, para mim é risco de tombo e fratura. Tampo de pia de cozinha melecado de iogurte e halls babado é coisa comum de quem tem criança em casa, para mim é risco de piorar meu estado. Para um cadeirante, pode até ser só uma irritação, porque tem que lavar as mãos, para quem usa muleta é garantia de problemas, para um cego, possibilidade de queda com cheiro agradável de iogurte e halls....
ResponderExcluirQuanto mais divulgamos a necessidade de acessibilidade melhor, porque as pessoas vão aprendendo e se acostumando com a ideia, mas nada muda do dia para a noite... persistência....
Realmente tem situações que nos deparamos que é de me deixa indignada, mas quando lembro de uma vez que me deparei em uma fila de banco, na qual uma pessoa entrou na fila de deficientes e gestantes e fiquei a pensar, "nossa o que aquela pessoa está fazendo ali, se não tem barriga, bengala ou cadeiras de rodas, será uma daquelas pessoas "folgada"". Bom, hoje estando num setor que trabalha com pessoas deficientes aprendi que nem toda deficiencia é visível e o principal é que cada um deve cuidar da sua vida e não se preocupar com a vida alheia, mas com um único propósito: "Respeite o Próximo".
ResponderExcluirAté a próxima.